Realizou-se no passado dia 29 de Abril, a primeira limpeza subaquática da Baía de Cascais, no Marégrafo – Clube Naval de Cascais.
O evento contou com a participação de cerca de 40 voluntários, entre eles o Presidente da Junta de Freguesia de Cascais e Estoril, Pedro Morais Soares, a Vereadora Joana Balsemão, Bibá Pitta do Executivo da JFCE, a apresentadora Isabel Angelino e ainda a ativista ambiental internacional, Shannon Rake, da Mission Blue.
Esta foi a terceira edição do Mergulha por Cascais, projeto da Associação Movimento Claro que conta com o apoio da Junta de Freguesia de Cascais e Estoril e da Câmara Municipal de Cascais.
O objetivo deste projeto é a educação ambiental dos jovens do Concelho, que têm a oportunidade de participar ativamente na remoção do lixo marinho, mediante a atribuição de bolsas de mergulho para o curso PADI Open Water Diver, aos candidatos que comprovem ter uma verdadeira dedicação para com o ambiente e assumam o compromisso de incorporar a equipa de mergulhadores voluntários.
O programa defende a criação de um local de mergulho na Baía de Cascais, para remoção e monotorização do lixo marítimo, levado a cabo por organizações de limpeza subaquáticas mensais, que são feitas por uma equipa de mergulhadores voluntários.
Nesta ação também colaboram elementos da Stand Up Paddle e voluntários em terra que ajudam na retirada do lixo encontrado debaixo de água e a comunidade piscatória que presta ajuda no transporte e acompanhamento dos mergulhadores.
O Mergulho por Cascais incintiva à percepção de economia circular através da arte da Malha.Bvr. e os covos, alcatruzes, restos de armadilhas e cordas de pesca são transformados em objetos decorativos.
Esta iniciativa iniciou-se em 2021 e permitiu que até à data de hoje fossem sido retiradas do mar cerca de 7 toneladas de lixo.
Na primeira limpeza da 3.ª edição do Mergulha Por Cascais foram retirados mais de 200 kgs de lixo marítimo.
Fotos: Paula Alveno