Fundação Ajuda em Ação, pelo empoderamento e empreendedorismo feminino
O evento na data em que se celebram as mulheres
A Fundação Ajuda em Ação para assinalar o Dia Internacional da Mulher, preparou um evento especial de partilha e aprendizagem com a designer de moda Roselyn Silva, a sua atual embaixadora.
O evento consiste num programa de costura que tem como objetivo promover o empreendedorismo feminino em comunidades em situação de vulnerabilidade social.
Numa data em que se celebram as mulheres, os seus direitos e conquistas, a organização convidou a designer de moda Roselyn Silva para partilhar a sua experiência profissional numa sessão direcionada na criação de uma coleção de roupa, desde e inspiração, a idealização e por fim a produção da mesma.
Linda Morango, Diretora de Marketing e Angariação de Fundos da Ajuda em Ação em Portugal, menciona: “Pensámos que seria uma boa forma de motivar e capacitar os participantes do nosso curso de costura, na sua grande maioria também mulheres, enaltecendo o grande trabalho de uma outra mulher”.
Para Roselyn Silva foi mais uma oportunidade de apoiar a Fundação, de quem já é embaixadora, inspirar e promover que mais mulheres tenham as ferramentas necessárias para serem as protagonistas do seu próprio futuro.
Esta ação especial que visa as comemorações do Dia Internacional da Mulher é mais um passo no processo de formação de pessoas na área de costura que a Ajuda em Ação tem vindo a promover, com o seu programa no espaço Jovem Despertar, em Camarate, Loures.
Atualmente, o curso de costura conta com dois grupos: um para principiantes e outro de nível mais avançado, do qual fazem parte 19 mulheres e 1 homem, sendo que uma grande maioria destes participantes está integrado no programa desde o seu início.
No último ano o programa de costura da Ajuda em Ação foi um sucesso que trouxe importantes parceiros com apoio financeiro como a Alstom e a sua Fundação e a Associação de São Bartolomeu dos Alemães, que promoveram novas oportunidades a quem nele participa e que permitiram desenvolver e profissionalizar mais o projeto.
Durante este mês, e além desta ação especial, a Fundação inicia uma campanha global nas suas redes sociais que reclama atenção sobre as desigualdades de oportunidades que mulheres de todo o mundo enfrentam.
#EuSouEla, vive de histórias reais e quer colocar a sociedade a refletir sobre números ainda muito expressivos e preocupantes, como 63% entre 763 milhões de adultos que não sabem ler nem escrever são mulheres e uma em cada 5 meninas não vai à escola.