EventosLazer

Autocaravanismo: modalidade ou tendência?

Viajar livremente sobre rodas

O Autocaravanismo  desenvolveu-se na Europa a partir dos anos 60, no inicio da década, com a adaptação de furgões, de forma artesanal ou industrial, que permitiam a vida no seu interior, com todas as facilidades necessárias ao dia a dia. O primeiro modelo, como todos nos lembramos, o célebre “Pão de Forma” foi o modelo Westfalia, da Volkswagen Kombi.

A nova realidade é bem diferente e o velho “Pão de Forma” foi evoluindo. As novas autocaravanas são veículos constrídas de base com WC e sistema de águas negras e limpas, reconhecidos pelo IMT e com condições para pernoitar até 72 horas em locais autorizados.

Autocaravana. Aluguer com chave na mão na Yescapa que proporciona viagens inesquecíveis sob rodas. Foto DR

Como nunca é demasiado cedo para pensar em férias ou passeios de fim-de-semana, o autocaravanismo é uma modalidade que simboliza um visto para viajar em liberdade.

Para que possa começar a fazer planos desde Janeiro a Dezembro vamos partilhar algumas sugestões da Yescapa, de locais a visitar e onde pode pernoitar em segurança.

Janeiro

Serra da Estrela-Torre

Ainda pode aproveitar o mês de Janeiro para passear até à Serra da Estrela com a família, aproveitar a neve, as paisagens deslumbrantes e as aldeias históricas e pernoitar no Camping Car Serra da Estrela.

Fevereiro

Palácio da Pena. Sintra. Foto DR

No Dia dos Namoradas pode aproveitar para um fim-de-semana romântico em Sintra e aproveitar para visitar o Jardim de Seteais, o Palácio da Pena ou a Quinta da Regaleira Sintra. Se optar por um jantar indoors, encontrará alguns locais como o Parque Orbitur do Guincho, a ASA em Santa Susana ou São João das Lampas.

Março

Piscinas naturais nos Mosteiros, em S. Miguel, Açores. Foto DR

Este é um mês perfeito para visitar os Açores e deslumbrar-se com a sua beleza natural e paisagens deslumbrantes, as praias magnificas e as piscinas naturais na Ilha de S. Miguel. Para prenoitar pode fazê-lo nas Furnas, no Parque de Campismo ou na Quinta das Laranjeiras no Parque de Campismo Rural.

Abril

Rua da Aldeia de Monsanto, Idanha-a-Nova. Foto DR

A aldeia de Monsanto, na Idanha-a-Nova, onde decorreu a produção de House of The Dragon, foi declarada em 1938 “A Aldeia Mais Portuguesa de Portugal” e reconhecida em 1995 como aldeia histórica, é uma localidade inesquecível para quem a visita. Para pernoitar poderá fazê-lo no Parque de Campismo Municipal de Idanha-a-Nova.

Maio

Santuário de Fátima e a imagem do Sagrado Coração de Jesus. Foto DR

O mês de Fátima e do Santuário mais famoso do mundo. As viagens dos peregrinos e as cerimónias religiosas. Para os católicos é o mês de eleição para visitar esta acolhedora cidade. É um dos locais do país onde não terá dificuldade para pernoitar, porque recebe anualmente centenas de autocaravanistas.

Junho

Surf em Peniche. Foto DR

Para os amantes de surf, Peniche é um dos locais favoritos. Além das belezas naturais, a cidade tem um património histórico, cultural e religioso muito importante. O Camping Peniche é o local para pernoitar.

Julho

O mar e a costa alentejana. Foto DR

Verão, calor, praias selvagens e pouco conhecidas, sabores gastronómicos e produtos regionais, passeios a cavalo e os pôr-do-sol surpreendentes…pode encontrar tudo isto na Costa Alentejana, de Tróia a Odeceixe. Os locais autorizados para pernoitar são diversos.

Agosto

Cabo de São Vicente. Foto Kokhanchikov

Se quer praias quase desertas perto umas das outras e muitas aldeias para explorar, a Costa Vicentina, faixa costeira que vai de São Torpes a Burgau é a costa portuguesa mais bem protegida a nível do ambiente onde a natureza tem uma grandeza saúdavel e selvagem com paisagens deslumbrantes e sedutoras.

O Cabo de São Vicente que deu nome à Costa Vicentina é um local sagrado desde o século IV A.C., é também um local de paregrinação para os cristãos após a trasladação do corpo de S. Vicente.

Para pernoitar tem vários parques para autocaravanas.

Setembro

Alto Douro Vinhateiro. Foto DR

Setembro é a altura do ano ideal para viajar até ao Douro.

O Alto Douro Vinhateiro caracteriza a Região Demarcada do Douro, inscrita como Património Mundial na Unesco, onde a tradição das vindimas é muito importante na área do Baixo Corgo, Cima Corgo e Douro Superior.

O Welcome Douro é o local ideal para pernoitar.

Outubro

Ria de Aveiro. Foto DR

Se quiser imaginar que está em Veneza, uma visita a Aveiro, a cidade dos canais, é a visão mais aproximada. A Ria e as áreas urbanas mais prestigiadas são uma mescla entre a água e a terra.

Um passeio a pé pelo conjunto de edifícios ao estilo “Arte Nova”, motivo porque o Município foi distinguido como a cidade-museu de Arte Nova em Portugal.

O Parque de Campismo da Costa Nova é o local para pernoitar.

Novembro

Se é devoto de São Nicolau, poderá viajar até Guimarães a “cidade berço”, onde nasceu D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal, e acompanhar as festas dos estudantes, no mês de Novembro, em honra de São Nicolau.

A sua autocaravana pode ficar na zona mais alta da cidade no Parque da Penha.

Dezembro

Festa dos Rapazes de Varge – Caretos de Varge. Foto DR

Se continuar vocacionado para admirar o património e a história e apreciar paisagens idílicas poderá visitar a região de Bragança onde também poderá visitar o Parque Natural de Montesinho e a sua diversidade biológica.

Mas as novidades não acabam aqui, porque em algumas aldeias pode assistir ao “Festival dos Rapazes”, nos dias 25 e 26 de Dezembro.

Este evento tem como personagens principais os rapazes solteiros, que fazem e preparam a festa que é composta de rondas, peditórios, missas, loas e bailes. A hipótese de passar um Natal diferente.

E depois do baile se quiser continuar em comunhão com a natureza pode pernoitar no Cepo Verde.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo