Realizou-se no dia 27 de abril, no Coliseu dos Recreios, sala completamente esgotada, a 5ª edição dos Play – Prémios da Música Portuguesa.
A Gala com transmissão na RTP1,RTP Internacional, RTP África, RTP PLAY, Antena1 e, este ano, pela primeira vez, foi acompanhada na plataforma RTP teve como apresentadores Filomena Cautela, Ana Markl e Joana Gama.
O espetáculo contou com momentos emocionantes entre eles a atuação musical única do Coro Mãos que Cantam, o único em Portugal que é constituído por artistas surdos, em conjunto com os Shout e os Bateu Matou, com o propósito de incrementar a inclusão no entretenimento.
As surpresas não ficaram por aqui. Os Calema, Mariza e Nuno Ribeiro apresentaram, juntos em palco, o novo tema “Maria Joana” e Fernando Daniel, voz incomparável da pop nacional, em estreia absoluta, ao vivo, atuou ao lado de Beatriz Rosário, jovem fadista que colabora no seu novo single.
Nena atuou com Joana Almirante e uniram as vozes para cantar os sucessos “Portas do Sol” e “Mesa Ilusão” e Matias Damásio convidou Nininho Vaz Maia para uma inesperada mescla musical do seu tema “Como Antes” e o novo single “Bébé” de Nininho, que foi nessa noite uma estreia para o público.
O que considerámos o momento alto foi Jorge Palma, Manuela Azevedo e Diogo Piçarra,medley surpreendente de três gerações distintas reviverem alguns dos maiores sucessos de Sérgio Godinho, um símbolo incontestável da música portuguesa.
De todos os nomeados Ana Moura levou para casa três prémios, o de Melhor Artista Feminina, Melhor Álbum e Prémio da Crítica.
Nas restantes categorias foram ainda premiados: Calema, Ivandro, Nena, Aldina Duarte, X-Tense feat. Slow J, Pedro Sampaio Feat. Mc Pedrinho, Ricardo Toscano Trio e Ensemble Bonne Corde.
Para todos os que não tiveram oportunidade de marcar presença na 5.ª edição dos PLAY — Prémios da Música Portuguesa ou acompanhar a emissão em direto, será ainda possível assistir aos melhores momentos através de repetição na RTP1 no dia 6 de Maio pelas 23h30.