Curiosidades

Ver alEM: a arte que revela o invisível

Um concurso que dá voz às emoções e desafios de quem vive com Esclerose Múltipla

As associações SPEM, ANEM e TEM, com o apoio da Merck, lançaram o concurso de pintura “Ver alEM”, uma iniciativa que pretende dar visibilidade à dimensão emocional, social e humana das pessoas que vivem com Esclerose Múltipla (EM). O anúncio coincide com o Dia Nacional da Pessoa com EM, assinalado a 4 de dezembro.

Num contexto em que o diagnóstico da doença continua a demorar, em média, três anos, e o início do tratamento pode levar quase dois, o concurso surge como uma resposta simbólica e cultural para reforçar a voz da comunidade. Dados do estudo europeu Impacto dos Sintomas da Esclerose Múltipla revelam ainda que uma em cada cinco pessoas está afastada do mercado de trabalho devido aos sintomas e que 19% não recebe qualquer tipo de tratamento ou acompanhamento.

A iniciativa desafia pessoas com EM, familiares e amigos, maiores de 18 anos, a criarem uma pintura original que represente o seu mundo interior — emoções, medos, sonhos e vivências que muitas vezes permanecem invisíveis à sociedade. As inscrições decorrem entre 4 de dezembro de 2025 e 1 de fevereiro de 2026, com um limite máximo de 80 participantes.

As 30 melhores obras apresentadas numa exposição pública em março de 2026, seguem depois para uma mostra itinerante em centros comerciais e hospitais de norte a sul do país. As pinturas escolhidas são vendidas posteriormente, revertendo as receitas a favor das associações de doentes.

Com esta iniciativa, as três associações pretendem sensibilizar para as múltiplas dimensões da Esclerose Múltipla e reforçar a necessidade de políticas públicas que promovam diagnósticos mais rápidos, acesso equitativo a tratamentos e maior apoio aos cuidadores.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo