O skate surgiu na década de 60 através de um grupo de surfistas na Califórnia.
Em um dia de sol sem ondas para surfar, estes lembraram-se de colocar rodas e eixos nas suas pranchas de surf e andar no asfalto, dando o nome de sidewalk surf à experiência.
Os primeiros skates, eram muito diferentes do que se vê nos dias de hoje e eram apenas uma prancha de madeira com 4 rodas.

Nos anos 70, o americano Frank Naswortly, desenvolveu as rodas de uretano, que tornavam o skate mais veloz.
Nesta época, um racionamento de água, fez muitos Americanos despejarem as piscinas que vazias tornaram-se ideais para o skateboarding.
O grande revolucionário deste desporto é Rodney Mullen, dos anos 80 e graças à sua criatividade desenvolveu muitas das manobras que conhecemos hoje e no que toca a enfrentar desafios Tony Hawk é a lenda dos nossos tempos.
Impulsionados neste espírito, um grupo de jovens organizou uma competição de skate, no Campo das Cebolas em Lisboa, no dia 11 de Março, onde participaram rapazes e raparigas.
Alguns obstáculos, muitas manobras e prémios para quem se destacasse, com o patrocínio de várias marcas inerentes ao desporto.

Ninguém ficou indiferente a este evento, desde as famílias dos jovens aos turistas que passeavam nessa tarde de bom tempo, junto ao rio.

Ao recordar o grupo de surfistas, este evento conectou várias gerações que originou a união e o desportivismo entre estranhos que aplaudiram entusiasticamente cada manobra e proeza a que assistiam.















