Curiosidades

Roteiro histórico do 25 de abril pelos hotéis da Small Portuguese Hotels

Roteiro para conhecer algumas das cidades e locais históricos que marcaram esta data.

Para celebrar os 50 anos do 25 de Abril, a Small Portuguese Hotels sugere um roteiro para conhecer algumas das cidades e locais históricos que marcaram esta data.

De Lisboa a Peniche, Grândola ou Coimbra, a Small Portuguese Hotels recomenda os melhores hotéis para ficar nestes destinos, assim como os locais imprescindíveis para visitar, para para assegurar uma viagem memorável pelos principais pontos que marcaram essa época.

Hotel do Chiado, Largo do Carmo, Lisboa

Para começar temos o local que foi o centro da Revolução, em Lisboa, o Hotel do Chiado, a apenas 6 minutos a pé do Quartel do Carmo. Esta unidade foi onde se refugiou o então chefe do Governo, Marcello Caetano, no dia 25 de abril de 1974.

É um luxuoso hotel de charme, obra do arquiteto Siza Vieira, vencedor do Prémio Pritzker, e tem vistas fabulosass sobre a Baixa Pombalina, o Rio Tejo e o Castelo São Jorge.

Restaurante do Hotel do Chiado. Foto DR
Quarto no Hotel do Chiado. Foto DR

Os quartos, muito requintados, um bar-restaurante no rooftop e um ambiente de inspiração cultural e arte, é o ponto de partida ideal para iniciar este roteiro.

E, para comemorar os 50 anos desta data, pode visitar o Quartel do Carmo até dia 12 de maio. O museu está aberto ao público de segunda a sábado, incluindo feriados, entre as 10h00 e as 18h00, conta com a exposição temporária “A GNR no 25 de Abril” e a entrada é gratuita.

Hotel Convento do Salvador – Santa Apolónia, Lisboa

Em Alfama, um dos mais antigos e simbólicos bairros de Lisboa, o Hotel Convento do Salvador, com traça antiga exterior e decoração interior moderna e arrojada, proporciona um ambiente acolhedor e elegante onde existe arte, design e peças de arte produzidas por vários dos mais prestigiados artistas portugueses contemporâneos, que se encontram espalhadas pelas zonas comuns do hotel.

Pátio Exterior do Hotel Convento do Salvador. Foto DR

O hotel está a 15 minutos da estação de Santa Apolónia, onde Mário Soares foi recebido por milhares de portugueses poucos dias após a Revolução, quando regressou do exílio no chamado “comboio da Liberdade”.

Quarto no Hotel Convento do Salvador. Foto DR

O Hotel Convento do Salvador é ideal para desfrutar de uns dias na cidade e visitar alguns dos mais importantes pontos de interesse da cidade, como a visita à célebre estação ferroviária, o Castelo de São Jorge, a Sé de Lisboa, a Igreja de São Vicente de Fora, a Baixa lisboeta, o miradouro Portas do Sol ou a conhecida Feira da Ladra. É também a oportunidade ideal para visitar uma verdadeira casa de fados de Alfama.

WOT Peniche, em Peniche

No centro de Peniche, o WOT Peniche, o hostel, guesthouse, aparthotel e co-work é de espírito cool, divertido, leve e colorido do mundo do surf.

WOT Peniche. Foto DR

Tem uma grande sala de convívio, com bilhar e ping pong, cozinha partilhada e deck exterior com churrasco, o sítio ideal para quem gosta de viajar sozinho ou com um grupo de amigos.

O Forte de Peniche, a simbólica prisão de alta segurança do Estado Novo, de onde em 1960, Álvaro Cunhal e nove companheiros fugiram, numa das fugas mais marcantes da história do país é um importante ponto de visita.

Quarto no WOT Peniche. Foto DR

Há também vários eventos, Por todo o concelho, vários eventos assinalam esta data, como a tradicional deposição de coroa de flores no monumento ao 25 de abril ou o concerto musical no Fórum da Parreirinha.

A Serenada Enoturismo – Grândola

Em Grândola, a vila que inspirou Zeca Afonso a compor “Grândola, Vila Morena”, um dos símbolos da Revolução está o Serenada Enoturismo, hotel pitoresco, rodeado por vinhas e imerso na paisagem que se estende da serra até ao oceano.

Serenada Enoturismo hotel. Foto DR

Na adega do hotel os hóspedes podem degustar os reconhecidos vinhos da Serra de Grândola e ainda desfrutar da piscina exterior, da biblioteca e de uma decoração individualizada que combina arquitetura e design contemporâneos com apontamentos decorativos tradicionais.

Quarto no Serenada Enoturismo hotel. Foto DR

Por ocasião dos 50 aos da Revolução dos Cravos, o Município de Grândola preparou um diversas iniciativas, para reforçar os valores de abril. O programa, aberto até dezembro de 2024, inclui a criação de obras de arte de conceituados artistas nacionais, um mural de arte urbana ou uma coleção de postais, assim como um novo núcleo museológico, interativo e imersivo, que conta a história do poema-canção de Zeca Afonso que teve um papel crucial na Revolução de 1974.

Hästens Sleep Spa – CBR Boutique Hotel – Coimbra

Em Coimbra, o Hästens Sleep Spa – CBR Boutique Hotel, é o primeiro e único hotel do mundo com um Hästens Sleep Spa, uma experiência de sono única e exclusiva, que se encontra no centro da cidade e com um terraço com uma vista panorâmica sobre o Rio Mondego.

Hästens Sleep Spa – CBR Boutique Hotel. Foto DR

As iniciativas na cidade referentes ao 25 de abril são diversas.

Quarto no Hästens Sleep Spa – CBR Boutique Hotel. Foto DR

De 24 de abril a 1 de maio, o Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra e a Rebobinar – Cooperativa de História Pública promovem visitas guiadas, de cerca de 2h30 a pé, para descobrir documentos históricos e relembrar os eventos que ocorreram na cidade durante o 25 de abril e a sua história revolucionária.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo