CulturaLiteratura

“50 Cravos Depois – Guia pela Lisboa de Abril”

Uma Viagem de Memórias e Histórias pela Lisboa de 1974

A comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, uma referência histórica que alterou profundamente o país, é o tema de apresentação do livro “50 Cravos Depois – Guia pela Lisboa de Abril”.

As autoras, Sandra Nobre (textos) a Clara Azevedo (fotografias) levam-nos na viagem para a tempestuosa Lisboa de abril de 1974, e presenteiam-nos com um retrato vivo e envolvente da época e dos seus protagonistas.

Clara Azevedo e Sandra Nobre. Foto DR

Neste guia, os leitores vão poder descobrir a Lisboa que percorreu a passagem para a democracia, revisitar locais simbólicos que ao longo de cinco décadas sobreviveram ao teste do tempo, bem como aqueles que marcaram a sucessão social e cultural da época.

Interior do livro. Foto DR
Ambiente da sala. Foto DR

Desde restaurantes e cafés, hotéis, passando por cinemas, teatros ou lojas, cada página deste livro é um convite para uma viagem no tempo, numa afirmação para as novas gerações, daquilo que, hoje, só conhece pelos livros, mas que ainda é vivo na cidade.

Júlio Isidro, Sandra Nobre e José Ribeiro. Foto DR

Sandra Nobre, storyteller, uma mulher que nasceu livre, depois da revolução, salienta: “O guia nasceu com o objetivo de preservar a memória de uma época que revolucionou a sociedade portuguesa a partir dos testemunhos de quem viveu esses dias de Abril, para que continue viva a História e para que as novas gerações entendam o valor da liberdade. Fomos ao encontro de quem viveu o período pré e pós-revolução, vasculhámos entre papéis e livros para recuperar uma época em que Portugal abraçou a mudança, a partir de episódios do quotidiano e curiosidades. Procurei histórias dentro da História e o resultado é um retrato do estilo de vida dos anos 70 do século XX.”

Por seu lado, a fotógrafa Clara Azevedo, que tem a fotografia no seu ADN, menciona: “Meio século de vida em Liberdade deve ser um motivo para festejar…sempre! O guia “50 Cravos Depois – Pela Lisboa de abril” foi uma ideia espontânea para celebrar abril. Recuperar em imagens e histórias os lugares frequentados pelos lisboetas há 50 anos e descobrir os lugares que ainda existem e preservaram a sua identidade até aos dias de hoje. Fotografei lugares e pessoas, testemunhos e memórias da História que agora celebramos.”

Mais do que um guia de lifestyle, “50 Cravos Depois – Guia pela Lisboa de abril” é um documento vivo do “antigo” Portugal, enriquecido pelos relatos e testemunhos de personalidades de diferentes áreas, que viveram o momento inesquecível do nascimento da democracia portuguesa.

Júlio Isidro. Foto DR

Júlio Isidro, Filipe La Féria, Maria Teresa Horta, Paulo de Carvalho, Ana Salazar, Maria Antónia Palla, entre outros, partilham as suas memórias e recordações e proporcionam uma visão histórica da Lisboa de Abril.

Livro “50 Cravos Depois – Guia pela Lisboa de Abril”. Foto DR

O livro “50 Cravos Depois – Guia pela Lisboa de abril” tem o apoio da Coca-Cola e vai estar disponível, em exclusivo, na Rede de Bibliotecas de Lisboa o que garante e facilita o acesso e consulta de forma gratuita nas 18 bibliotecas do concelho de Lisboa.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo