CuriosidadesLazer

Projeto Joali Being, na ilha Bodufushi, Atol Raa, nas Maldivas

Um paraíso na Terra

JOALI BEING by Autoban (fundada por Seyhan Özdemir & Sefer Çağlar) é um novo resort de bem-estar de cinco estrelas mergulhado na natureza, o primeiro do género nas Maldivas, na ilha natural isolada de Bodufushi, no Atol de Raa.

Vista aérea da ilha e do projeto Joali Being. Foto: Kerem Şanlıman

Na chegada, os hóspedes são acolhidos num cais e uma estrutura de boas-vindas. Uma marca contemporânea na arquitetura tradicional das Maldivas, um impressionante telhado de palha é complementado por divertidas telas de madeira paravan.

Cais e uma estrutura de boas-vindas Point of Zero em Joali Being. Foto: Kerem Şanlıman

O resort é composto por uma série de estruturas e espaços primorosamente projetados que permitem aos hóspedes embarcar em uma viagem fascinante e inspiradora sensação de luxo, com o bem-estar em primeiro lugar. Com o objetivo de proporcionar uma experiência edificante, o Joali Being é composto por uma variedade de áreas divididas por objetivo.

A estância turística tem 68 vilas exclusivas para hóspedes com piscinas privativas, 34 vilas na praia e 34 vilas aquáticas (opções de um, dois, três quartos e uma vila de 4 quartos) cada uma com sua própria piscina privada e 39 salas de tratamento cuidadosamente projetadas.

Com foco nas várias áreas do resort começamos pelas Artes Culinárias e com a energia do FLOW, o espaço de jantar envolvente em plano aberto com 3 cozinhas exclusivas.

A cozinha Plantae oferece culinária vegetariana e vegana, a Su serve pratos pescatários do mar à mesa e o B’Well oferece um menu exclusivo do JOALI BEING, incluindo uma seleção de refeições da terra à mesa.

FLOW, área de jantar. Foto: Kerem Şanlıman
Cozinha Plantae na área Flow. Foto: Kerem Şanlıman
Cozinha Su, na área Flow. Foto: Kerem Şanlıman
Cozinha B’Well, na área Flow. Foto: Kerem Şanlıman

Para quem procura o pôr do sol, há o MOJO o santuário de praia tropical da ilha, localizado no terraço de três camadas que oferece um local ideal para almoço e drinques à beira da piscina e que funciona simultaneamente como o salão de chá SAI.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é DSC_4555-On1-final-edited.jpg
Santuário de praia tropical MOJO. Foto Kerem Şanlıman

Neste recanto, os hóspedes podem experimentar uma variedade incrível de cervejas e participar de cerimônias de chá e programas de prática organizadas pelo sommelier de chá residente.

Os espaços transformadores encontram-se por toda a ilha, com caminhos direcionados para o bem-estar.

O resultado foi a criação de uma série de estruturas e espaços primorosamente projetados que permitem aos hóspedes embarcar numa viagem emocionante, imaginativa e luxuosa num resort composto por áreas divididas por finalidades distintas.

A OCEAN SALA, zona de jornada transformadora nas extensas instalações sobre a água, que inclui um pavilhão de ioga antigratividade e um deck de meditação com vistas majestosas do oceano.

Ocean Sala. Foto Kerem Şanlıman
Ocean Sala. Deck de meditação. Foto Kerem Şanlıman
Ocean Sala. Prática de yoga. Foto Kerem Şanlıman

A AREKA abre portas para experiências de bem-estar totalmente imersivas, serviços de diagnóstico, programas de aprendizagem terapêuticos especializados e tratamentos de cura alternativos, bem como instalações caras de ginástica e recreação específicas para cada gênero.

AREKA. Foto Kerem Şanlıman

A AKTAR é um centro de herbologia, inspirado nos mercados de especiarias, em colaboração com a Herba Farm. Os hóspedes podem junto do herbologista residente, tratar de qualquer problema da mente, pele, microbioma e energia.

Aktar, centro de herbologia no local. Foto: Kerem Şanlıma

O herbologista pode preparar chás de ervas para qualquer tipo de doença física ou de stress, criar cremes corporais naturais, shampôs e óleos de massagem, além de oferecer worshops para os hóspedes aprenderem os segredos sobre o tema

AKTAR. Interior do centro de herbologia. Foto: Kerem Şanlıma
AKTAR. Exposição de ervas e óleos essenciais. Foto: Kerem Şanlıma

A KAASHI, é a sala das hidroterapias, a antiga tradição de cura através da água. Tem várias derivações de saunas, Shiatsu na água e uma sala de inalação de sal dos himalaias com todos os seus efeitos curativos.

KAASHI, hidroterapias. Foto: Kerem Şanlıma
KAASHI, hidroterapias. Foto: Kerem Şanlıma
KAASHI, hidroterapias. Foto: Kerem Şanlıma

A SEDA é o recanto perfeito para reedificar o equilíbrio interior através da harmonia curativa da música e da vibração, num espaço hipnotizante onde o som, o design, o toque e a interação são inesquecíveis como se de uma sala secreta ampliada de todos os sentidos se trate.

SEDA, onde se ampliam todos os sentidos. Foto: Kerem Şanlıma

Ainda na abordagem dos sons, o DISCOVERY SOUND PATH é um jardim onde se faz uma viagem sensorial e estão apresentados sinais de sons surpreendentes.

Litofone no Discovery Sound Path. Foto: Kerem Şanlıma
Ocean Sound no Discovery Sound Path. Foto: Kerem Şanlıma
Circulo Sonoro- Sinos tubulares, no Discovery Sound Path. Foto: Kerem Şanlıma

Não queremos esquecer todas as riquezas e locais dignos de ser mencionados em Joali Being, mas vamos ver as VILLAS, que como mencionámos são 68, com um design magnífico. Cada Villa tem o seu próprio mordomo, sempre à disposição dos hóspedes desde o primeiro ao último minuto na ilha.

A A GRANDE VILLA COM PISCINA OCEÂNICA, de dois quartos, combina os azuis brilhantes do oceano com um conjunto de cores frescas e modernas, uma experiência inesquecível sobre a água das Maldivas.

Grande Villa com piscina Oceânica. Foto: Kerem Şanlıma
Grande Villa com piscina Oceânica, sala.
Foto: Kerem Şanlıma
Grande Villa com piscina Oceânica, sala de banho. Foto: Kerem Şanlıma
Grande Villa com piscina Oceânica, quarto. Foto: Kerem Şanlıma

E ainda a RESIDÊNCIA OCEÂNICA PRIVADA BEM_ESTAR de quatro quartos, para famílias numerosas ou grupos de amigos é uma majestosa villa sobre a água, com vista direta para o oceano, com áreas comuns generosas, cozinha, ginásio, área de wellbeing privada e um dos “sunset” mais bonitos das Maldivas.

Residência Oceânica Privada Bem-Estar, exterior. Foto: Kerem Şanlıma
Residência Oceânica Privada Bem-Estar, sala-estar. Foto: Kerem Şanlıma
Residência Oceânica Privada Bem-Estar, quarto.
Foto: Kerem Şanlıma
Residência Oceânica Privada Bem-Estar, quarto.
Foto: Kerem Şanlıma
Residência Oceânica Privada Bem-Estar, ginásio. Foto: Kerem Şanlıma
Residência Oceânica Privada Bem-Estar, sauna. Foto: Kerem Şanlıma
Residência Oceânica Privada Bem-Estar, área de wellbeing. Foto: Kerem Şanlıma

O conceito do refúgio pretende aliar luxo ilimitado e uma abordagem natural baseada numa filosofia de “ausência de peso”. O design do resort emerge desta ideia de leveza e oferece uma estadia transformadora e purificadora através da eliminação de todos os excessos desnecessários, reconectando-o consigo mesmo e com o entorno, e tornando-o um com a natureza.

O objetivo da Autoban é criar detalhes personalizados, cuidadosamente selecionados para criar uma experiência autêntica e encantadora, com uma arquitetura linear e fluida que parece pairar levemente no local, fazer parte do ambiente natural e ao mesmo tempo flutuar levemente acima dele. Uma completa harmonia que contribui para uma história de design distinta.

Autoban design studio founders Seyhan Özdemir + Sefer Cağlar

Um dos desafios mais importantes do projeto da Autoban foi preservar a flora natural da ilha e construir e projetar o resort em torno do ambiente natural existente.

Agradecimentos: Fotografia: Kerem Şanlıman; Autoban (www.autoban.com), instagram@autoban212; Kettal (www.ketal.com e instagram@kettal) e Kettal furniture: Vieques, Mesh, Roll by Patricia Urquiola, Kettal furniture: Vieques, Mesh, Roll by Patricia Urquiola, Bitta, Molo by Rodolfo Dordoni, Basket by Nanna e Ditzel Cala by Doshi Levien.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo