Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce
Destinado a autores que já tenham obra publicada.
Mané Peixoto é a vencedora da fase de ilustração do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce.
As suas ilustrações vão dar vida à história “Eu e o segredo do Faraó”, da autoria de Catarina Fonseca, vencedora da categoria de texto. O livro estará disponível nas lojas Pingo Doce a partir de dezembro.
Mané Peixoto, de 30 anos, é designer e ilustradora, licenciada em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas-Artes de Lisboa, e tem o mestrado em Desenho.
A sua paixão pela ilustração cresceu ao longo dos anos, em paralelo com o seu trabalho como designer.
Mané Paixoto comenta: “É uma alegria imaginar qualquer criança com este livro na mão com o texto da Catarina Fonseca e as ilustrações que criei para ele. Esta obra é uma prova de que as coisas que gostamos de fazer em crianças muitas vezes são as mesmas que em adultos. Este prémio é uma grande confirmação disso para mim.”
A presente edição do Prémio, é agora destinada a autores que já tenham obra publicada
O júri de ilustração, composto pelos ilustradores João Fazenda, Madalena Matoso, e António Jorge Gonçalves e Maria João Fernandes da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, Filipa Pimentel, em representação do Pingo Doce, salientaram: “A proposta da ilustradora Mané Peixoto destacou-se pela grande qualidade gráfica do desenho geometrizado, que consegue ser também extremamente expressivo e que se relaciona com o texto de forma sensível e bem-humorada.”
O Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce, o maior prémio de literatura infantil em Portugal, reúne anualmente, numa só obra, o melhor texto e o melhor trabalho de ilustração apresentados a concurso, sendo o prémio total de 50.000 euros repartido igualmente pelos dois vencedores (autor e ilustrador).
A presente edição do Prémio, agora destinada a autores que já tenham obra publicada, contou com mais de 1.600 candidaturas, repartidas pelas categorias de texto e ilustração.
Nesta 11ª edição passou a premiar, exclusivamente, trabalhos originais e inéditos de autores que já tenham obra publicada em livro.
O Prémio já permitiu a revelação de 20 novos talentos nas áreas da literatura e do design gráfico e ilustração, que se traduziram em 10 obras e mais de 175 mil livros com o selo Prémio de Literatura Infantil, lidos por milhares de crianças. No total, atribuíram-se 500 mil euros, distribuídos pelos vários vencedores.