A cantora e produtora Mariana Arroja, natural do Porto, passou a maior parte da sua vida adulta no Reino Unido, é plurivalente e os seus temas musicais estão sempre relacionados com a saúde e com a repercussão da arte.
Começou a cantar na cidade de Glasgow, com o nome de Mariana Moreira, e expressava-se através do Fado com influências de Jazz, pelos muitos lugares de renome dessa cidade.
Em 2020 regressa a Portugal e surge o primeiro single “São Martinho”, dedicado à vila de São Martinho do Porto e a 18 de março de 2022 o segundo single “Green Eyes”.
Esta canção, um tema intenso, expressa os momentos dificeis associados à depressão e a influência dos que nos rodeiam para atingir a cura. É uma canção de esperança que pretende que a luz surja no final do túnel.
Lança a 11 de Maio, no evento, esgotado, no Auditório do Padrão dos Descobrimentos, o tema “Predras da Calçada”, que deu origem ao documentário premiado de Mariana Arroja, “A Calçada Conhece-te”.
O videoclip da canção foi nomeado para o Cannes Short Film Fest, apresentado e tocado ao vivo para uma plateia composta por figuras de destaque nas áreas da cultura, empreendorismo, urbanismo e da arte de calcetamento.
Quando a artista compunha este tema, por estímulo ou feeling, dirigiu-se a Fanhões, reconhecida pela capital deste oficio, e conheceu o Sr. José Fernando Cardoso, mestre calceteiro há mais de cinquenta anos que a fez concluir que apesar da arte da Calçada Portuguesa ser Património Cultural Imaterial Nacional, são já poucos os que se dedicam a ela. Uma história para cantar e contar.
Com a participação do realizador André Bordalo, nasceu o documentário “A Calçada Portuguesa Conhece-te”, divulgado no final do ano passado nos principais festivais de cinema internacionais, conseguiu várias nomeações e venceu o prémio Bronze Award para melhor documentário, no Festival Independent Shorts Awards, em Los Angeles.
O videoclipe do single, extraído do documentário, é protagonizado por Mariana e pelo ator Rui Santos.
Este projeto é elemento integrante dos trabalhos de preparação da candidatura à UNESCO da arte e saber fazer da Calçada Portuguesa a Património Cultural Imaterial da Humanidade sendo a Associação da Calçada Portuguesa a entidade responsável por essa candidatura.