Histórias fascinantes de mulheres extraordinárias
Os produtos da Lush estão rodeados de histórias fascinantes

A Lush, marca criadora de produtos de beleza pioneiros, como as bombas de banho, gelatinas de duche ou champôs sólidos, dá destaque aos ingredientes frescos como frutas e vegetais orgânicos.
A marca luta obstinadamente contra os testes em animais e promove campanhas de sensibilização para a venda de produtos a “nu”, sem a necessidade de uma embalagem.
Os produtos da marca estão rodeados de histórias fascinantes, desde invenções acidentais, inspirações curiosas e projetos regenerativos que ajudam o meio-ambiente e as suas comunidades.
Essas histórias envolvem mulheres extraordinárias que fornecem as substâncias encontradas nos produtos mais populares da Lush.
Descubra como o fruto do seu trabalho contribui para a sua comunidade e famílias.
COOPERATIVA DE KARITÉ DE MULHERES OJOBA, GANA (Manteiga de Karité)

Os Frafra, agricultores tradicionais, plantam e colhem para garantir o sustento da família e não para vender. Trabalham em pequenos lotes de yerreno durante a época e guardam comida para a época de seca, conhecida como a “época da fome” derivado ao baixo rendimento das colheitas.


No passado, as mulheres da região nordeste do Gana eram obrigadas todos os anos a viaijar para o sul devido às condições áridas da região e ficarem afastadas dos filhos e da comunidade para procurarem trabalho.
A Cooperativa de Karité de Mulheres Ojoba, que aproveita as árvores de karité que crescem de forma selvagem, no ambiente local, fez a diferença desejada.
A cooperativa tem 400 trabalhadoras e proporciona a estas mulheres uma fonte de rendimentos segura ao longo do ano e assim elas já não têm de partir para sul e podem oferecer apoio emocional à família e ainda conseguem suportar os custos escolares dos filhos e os seguros de saúde.
MULHERES MASSAI, QUÉNIA (Aloé)
As mulheres Massai, no Quénia, em condições muito desfavoráveis, mas que não as fazem desisitir, conseguem o seu sustento com o cultivo do aloé.

Na cultura Massai de Laikipian, a maior parte do trabalho está à responsabilidade das mulheres. Elas tratam de recolher a água, cozinham, cuidam dos animais e criam os filhos sem qualquer retorno financeiro.
Em face destas circunstâncias as mulheres de Twala, juntas, decidiram cultivar aloé secundiflora e vender aos homens para produzirem a sua cerveja muratina.
O aloé, com vínculo na cultura Massai, é a planta ideal para ser criada nas duras condições da região e também é usada para a muratina, para usos medicinais, tanto para os humanos como para o gado.



As mulheres solicitaram aos homens Maasai terrenos, pedido que eles no ínicio negaram, mas que após reconsideração acabaram por concordar e deram-lhes 16 hectares para que pudessem usar os princípios da permacultura e cultivar aloé, além de outros projetos.
Uma cultura em mutação surge em Twala, onde as mulheres rejeitaram certos princípios da cultura Maasai, mas continuam a respeitar as tradições ao produzir bordados e entoar os cantos e estilos de vida das comunidades.
COOPERATIVA RE-WRAP, MYSORE, INDIA (Reutilização de Tecidos)
Em 2001, Janjri Trivedi, de origem Indiana, trabalhava no negócio de mobiliário da família quando um grande sismo terramoto devastou a região de Kutch, no Oeste da India.

Janjri foi até esta zona para ajudar sobreviventes que trabalhavam no mesmo negócio e conheceu um grupo de artesãos que continuavam a fazer bonitas peças apesar do desastre que arrasou a comunidade.


A resiliência destes artistas inspirou-a e criou um grande mercado global para a arte tradicional com o objetivo de manter as técnicas e capacidades únicas destes artesãos e aproveitar simultaneamente os benefícios da reciclagem e reutilização de tecidos.
Além de ajudar e manter a sobrevivência destes negócios, ela viu a oportunidade de dar às mulheres, que eram muitas vezes ignoradas e vistas apenas como domésticas, uma hipótese de aprenderem uma técnica que garantia o seu sutento.


Em Cooperativa, a ideia usa o reciclar, recuperar e reinventar uma linha de produtos recicláveis e reutilizáveis para clientes do mundo inteiro, como malas, aventais, embalagens para presentes e acessórios de cozinha.