Empresas da Fileira Casa Portuguesa vão participar nas feiras Intergift e Hábitat València, em Espanha
O mercado espanhol representa 27% das exportações portuguesas
A excelência do design e as últimas criações de Portugal voltam a brilhar no país vizinho, com a participação de 35 empresas da Fileira Casa em duas das feiras mais distintas do setor.
De 11 a 14 de setembro na Intergift, uma vasta montra comercial em Espanha, para a apresentação de novos produtos, designs, tendências e concepções modernas nas indústrias de mobiliário, decoração e brindes. As 13 marcas nacionais vão promover a arte do saber-fazer e do design português.
Dos dias 30 de setembro e 3 de outubro, na Hábitat València, certame com uma larga oferta de empresas de mobiliário, iluminação, decoração, entre outros, as 22 empresas portuguesas vão divulgar as mais recentes criações e tendências nacionais, com um forte realce na inovação e na sustentabilidade.
Intergift e Hábitat València
Para Joaquim Carneiro, Presidente da APIMA (Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins) salienta: “a Intergift e Hábitat València são duas das mais importantes monstras internacionais de design de interiores e mobiliário, e têm tido, ao longo dos últimos anos, uma enorme adesão por parte das empresas portuguesas. Esta é mais uma participação ibérica de grande escala, que demonstra a confiança que as nossas indústrias inspiram nos mercados internacionais.”
No 1º semestre do ano, as empresas do leque nacional do mobiliário e afins destinaram mais de 294 milhões de euros em vendas para o país-vizinho. Espanha é o segundo mercado mundial mais importante para o cluster, com uma quota de mercado de 27%.
O Presidente da associação que coordena a participação do contingente português em ambos os eventos, conclui: “Esta participação promete ser uma verdadeira ode às nossas indústrias criativas, com cada vez mais valor acrescentado, seja pela sustentabilidade, durabilidade ou design diferenciado das suas propostas. A tradição e o saber fazer é efetivamente o que nos distingue além-fronteiras, mesmo quando falamos de países reconhecidos mundialmente nesta área.”
A Fileira Casa portuguesa abrange os setores do mobiliário, têxteis-lar, utilidades domésticas (cerâmica, cutelaria, loiça metálica, pequenos eletrodomésticos e vidros e cristais) e iluminação.