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A Literacia Infantil como fator de Desenvolvimento Emocional dos mais novos

Rute Pinto, psicóloga autora da coleção de livros Crescer Feliz.

As histórias infantis são uma via privilegiada de contacto e relação com as crianças. A partir dos personagens e dos enredos das suas vidas, a criança poderá tocar o seu próprio mundo interno e rever-se nos acontecimentos, identificar-se com os sentimentos e características dos envolvidos. A partir de uma história, além do momento de partilha de tempo, aconchego e experiência com o adulto de referência, a criança é levada ao convívio com valores, princípios, soluções e resoluções de situações que são dos outros, mas que poderão muito bem ser as suas! Através das histórias pode desenvolver a sua imaginação, a criatividade, o vocabulário, a compreensão do mundo e competências socio emocionais. Tudo isto irá contribuir para aprendizagens mais positivas e significativas, assim como para uma melhoria na relação com os outros. Ninguém quererá ser o ‘Lobo Mau’ ou o ‘Pedro que mente’!

A criança encontra-se em desenvolvimento e todos os estímulos são vias de assimilação e integração de informação. Aprende por observação e modelagem não só dos outros que a envolvem, mas também dos elementos que admira. Estes elementos podem surgir sob a forma de personagens das suas histórias preferidas ou de desenhos animados. De acordo com os seus interesses e vivências, poderá projetar os seus sentimentos, desejos, impulsos, necessidades e vontades nestes personagens. 

A criança, muitas vezes, revela dificuldade em expressar o que sente através da palavra dita ou escrita. Grande parte das vezes expressa-se por comportamentos e ações, que nem sempre serão interpretados pelos adultos de forma fiel ao que está a ser sentido. O adulto age e reage então de acordo com o que vê e de acordo com a sua interpretação do comportamento da criança, podendo, muitas vezes, fazer com que a criança não se sinta compreendida. Levando também, muitas vezes, à própria frustração do adulto que deseja profundamente compreender e não consegue. Pede explicações à criança “porque fizeste isto?” e é comum a resposta ser “não sei”!

As histórias tornam-se verdadeiros aliados para a compreensão do mundo interno da criança. Para ela é fácil falar sobre os sentimentos dos personagens sem se aperceber que, na realidade e muitas vezes, fala sobre si mesma! O adulto, atento, poderá transmitir mensagens importantes que de outra forma não conseguiria. Pode questionar a criança como ela acha que os personagens se sentem, como ela acha que poderiam encontrar soluções para aqueles desafios, como seria se alguma coisa no enredo fosse diferente… Enfim, as histórias poderão ser um autêntico veículo de comunicação, de desenvolvimento da relação e de consciência e literacia emocional entre a criança e o adulto.

Da autoria de Rute Pinto, psicóloga, autora da coleção de livros Crescer Feliz.

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