Casa cheia, no passado dia 21 e 22 de Setembro, no Auditório Carlos Avilez, no Edifício Cruzeiro, no Estoril, para a peça “Ruy – A História de Vida”, com Ruy de Carvalho e Luís Pacheco, com texto de Paulo Mira Coelho e encenação de Paulo Sousa Costa, tem sido um sucesso desde que estreou em janeiro de 2023, tendo sido já vista por milhares de espectadores.
Aos 97 anos de idade e 82 de carreira, o actor, uma das maiores figuras do teatro em Portugal, subiu ao palco e partilhou histórias da sua vida e carreira com o público.
O espetáculo
Simplesmente “Ruy” ou Ruy de Carvalho.
Figura máxima do Teatro em Portugal sobe ao palco, abre o coração e conta histórias inéditas da sua longa e inspiradora carreira.
Histórias de amor, histórias de humor e até mesmo histórias para nos emocionar.
É Ruy de Carvalho como nunca o vimos e ouvimos!
Ao longo de cerca de uma hora, ninguém fica indiferente à sua faceta menos conhecida de contador de histórias.
E porque não é todos os dias que temos Ruy de Carvalho perto de nós, o público é convidado a fazer perguntas ao ator, fazendo desta experiência mais do que um espetáculo, mas uma conversa intimista entre amigos.
E que melhores amigos o Ruy podia ter para conversar senão o seu público?
“Ruy, A História Devida” é o espetáculo que não pode perder.
Um espetáculo intimista que mereceu, nesta sessão, uma homenagem ao rei do teatro, pela voz de Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais.
Pedro Morais Soares, presidente da Freguesia de Cascais e Estoril, Nuno Alves, presidente da União das Freguesias de Carcavelos e Parede, e Fernando Ferreira Marques, presidente da Junta de Freguesia de São Domingos de Rana, não faltaram a esta peça.
De salientar que Frederico Pinho de Almeida, vereador da Câmara de Cascais, em conjunto com as juntas de freguesia do concelho, proporcionaram a mais de 200 seniores assistirem à peça durante os dois dias em que a peça esteve em cena.
A homenagem
Carla Matadinho, CEO da Yellowstarcompany, aproveitou a ocasião para felicitar o actor Ruy de Carvalho e a restante equipa pela excelente representação em palco e convidou o público a ir ao teatro para ver esta peça de Ruy de Carvalho, bem como outras peças que estão em cena, tais como a Ratoeira e A NOITE. Carla Matadinho afirmou pretender inscrever Ruy de Carvalho no Guinness Book ao qual o Município de Cascais também se associa.
Carlos Carreiras, presidente da Câmara de Cascais afirmou que é um privilégio e uma honra ter um actor de grande dimensão, que é jovem há mais tempo, aqui no auditório Carlos Avilez, no Edifício Cruzeiro, no Estoril, até porque anteriormente Ruy de Carvalho já tinha estado no Teatro Mirita Casimiro. Desta vez a presença do actor na Academia das Artes onde funciona a Escola de Teatro Cascais, pode ser uma inspiração para os jovens que estão no início da sua carreira de actores. Carlos carreiras ainda deixou um convite a Ruy de Carvalho para vir comemorar o seu 110º aniversário aos palcos de Cascais, uma vez que tem comemorado todos os seus aniversários em palco.
Ficha Artística
Elenco: Ruy de Carvalho e Luís Pacheco
Encenação: Paulo Sousa Costa
Texto: Paulo Coelho
Cenografia e Figurinos: Anne Carestiato e Fernanda Dias
Texto de Guilherme Alves Martins Fafaiol