A manhã do passado sábado estava agradável e soalheira em Lisboa.
Resolvemos ir até à Praça do Comércio, para ver o rio, tirar fotos e ver o movimento matinal na zona nobre de Lisboa, a baixa lisboaeta.
Quando caminhávamos pelos arcos, para calmamente ir tomar um café ao Martinho da Arcada, cruzámo-nos com um jovem, de ar simpático que como nós passeava por essa zona da cidade.

Despertou-nos o interesse a sua postura, parámos e ficámos a vê-lo passar. Curioso pela nossa reação, também parou e perguntou delicadamente: “Precisam de alguma coisa?”
Respondemos prontamente: “Por acaso, quando nos cruzámos, tivemos uma ideia.”
Explicámos quem éramos, identificámo-nos e comentámos que tínhamos ido passear junto ao rio e que quando o vimos passar achámos que tinha a atitude ideal para lhe tirarmos umas fotos e fazermos um pequeno editorial “Sreet Style”.


Esperávamos uma resposta negativa, mas com um sorriso, respondeu: “Porque não?” Vamos caminhar juntos e fotografamos. Será uma manhã diferente e, possivelmente, bem divertida“.
Depois das apresentações a nível pessoal ficámos a saber que se chama Mateus Lorenzo e que o seu desejo é entrar no mundo da moda.
Idealizámos de imediato uma pequena produção e o “filme” começou a rodar naturalmente.
Caminhávamos calmamente e chegámos à Rua do Carmo quando Mateus sugeriu: “Vamos apanhar o elevador? Fazia umas fotos engraçadas.”
Gostámos da ideia. Misturámo-nos com as pessoas, na maioria turistas, que discretamente observavam a sessão fotográfica.
Enquanto se ouviam os disparos da máquina, dizíamos a Mateus: “Feel nice, feel good”, o que lhe provocou sorriso agradável e franco.




Estávamos bem divertidos. Continuámos, chegámos ao Chiado e convidámos o nosso convidado para um café. Sentámo-nos, e entre o café e o sumo, calmamente observámos as fotos.

A manhã tinha passado rápidamente e estava na hora de nos despedirmos.
Sugerimos ao Mateus voltar à Praça do Comércio e terminarmos esta aventura no local onde ela começou e concordou connosco. Fizémos, em pose, o último disparo.

O que era suposto ser um simples passeio para ver o rio tornou-se numa inesperada, agradável e simpática produção fotográfica.
Fotos: Paula Alveno



