O artista plástico Ruy Silva, nasceu a 19 de fevereiro de 1974 em Viseu onde se licenciou em Educação Visual e Tecnológica na Escola Superior de Educação – IPV, local onde lecionava as disciplinas de Expressões Criativas e Expressões integradas e concluiu o doutoramento em Pintura (imagem-design) na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Salamanca.
Tem o seu atelier no Porto, onde vive. Reconhecido internacionalmente, as suas obras já foram expostas regularmente em Paris e já estiveram presentes em Roma, Tóquio, Bruxelas, Genebra, Nova Iorque, Madrid, Singapura e Guangzhou-Chi.
No passado dia 19 de novembro, sábado, Ruy Silva inaugurou uma exposição “deixa a tua alma ser livre “.
Esta coleção nasce da reflexão do artista como ser individual/social.
“A liberdade é algo que devemos conquistar no dia-a-dia em todas as nossas ações, relações sejam elas de amor ou amizade ou até mesmo profissionais”.
Esta temática é representada pela personificação do artista na alma de um pássaro cor-de-laranja que se faz representar em cada obra como símbolo de liberdade, otimismo, alegria, força de viver.
Ruy Silva, recorre a uma paleta de cores, na sua maioria, neutras, calmas que remetem para um estado de alma em perfeita união com o universo.
A inauguração contou com a performance de um bailarino asiático que desvendou as obras uma a uma, com sensuais movimentos de dança contemporânea, de forma que os convidados pudessem prestar atenção a cada uma delas, individualmente.
O artista plástico pretende que esta mostra possa, ao mesmo tempo, ser um motivo de reflexão sobre a vida/liberdade.