Cultura

Rudraneil Sengupta e Sreya Banerjee vencem o prémio One World Media

Os jurados do Women’s Solutions Reporting Award ficaram bastante sensibilizados com a qualidade geral das inscrições.

Rudraneil Sengupta e Sreya Banerjee vencem o prémio One World Media Women’s Solutions Reporting Award, apoiado pelo BEI.

Mais de 60 jurados de 18 países fizeram as seleções em 15 categorias dos One World Media Awards, como o Women’s Solutions Reporting Award, apoiado pelo Banco Europeu de Investimento (BEI). Os jurados, que estão entre os mais ilustres jornalistas, cineastas e profissionais de mídia do setor, visualizaram mais de 500 inscrições.

O BEI apoiou o Women’s Solutions Reporting Award para celebrar histórias de raparigas e mulheres que superaram os obstáculos enfrentados pelas mulheres e pela sociedade como um todo – seja para aceder à educação, ao emprego ou aos cuidados de saúde, seja para enfrentar o impacto das alterações climáticas e proteger o ambiente.

Rudraneil Sengupta e Sreya Banerjee ganharam o Women’s Solutions Reporting Award com “101 East – India’s Women Combat Fighters”, transmitido pela Al Jazeera .

“101 East – India’s Women Combat Fighters” . aljazeeraenglish- Documentary – MeToo.

A envolvente história da comunidade mostra mulheres a lutar na Índia, um desporto tradicionalmente dominado pelos homens. Ao ascenderem ao topo do seu desporto, estas mulheres inspiraram uma nova geração de raparigas e estão a ajudar de forma mais ampla a mudar e a desafiar atitudes em relação aos papéis das mulheres na sociedade. A história também mostra como essas mulheres levam a luta para além dos ringues de luta livre e desencadeiam o primeiro movimento #MeToo no desporto indiano.

Vivienne Francis, diretora da One World Media, menciona: “O que se destaca no filme vencedor é a bravura e a resiliência de todas as mulheres envolvidas. As lutadoras ousam desafiar as expectativas da sociedade e quebrar limites. A sua vontade de também se manifestar contra os erros e a injustiça, independentemente das potenciais repercussões, demonstra a sua tremenda coragem.”

Por seu lado, Nadia Calvino, presidente do Grupo BEI,, afirma: “O Grupo BEI está empenhado em promover ativamente oportunidades para mulheres e raparigas e em proteger os seus direitos e bem-estar em todos os nossos projetos e operações. Enquanto braço financeiro da União Europeia, apoiamos mulheres empresárias e impulsionamos empresas lideradas por mulheres através de várias iniciativas e parcerias, porque todos beneficiam quando é dada às mulheres a oportunidade de melhorar as suas vidas. Tão importante como as finanças são a mudança de atitudes, o desafio aos preconceitos e a protecção dos direitos das mulheres. Temos orgulho de apoiar a produção de filmes e reportagens que contam histórias que perseguem esses objetivos, como aquelas que competem pelo Women’s Solutions Reporting Award.”

Também Yasmine Pagni, Chefe da Unidade de Política Social do BEI e jurada do Women’s Solutions Reporting Award, salienta: “Histórias surpreendentes concorreram ao Women’s Solutions Reporting Award, desafiando os estereótipos sobre as mulheres no Sul Global. Eles exemplificam o trabalho das mulheres na remodelação dos papéis sociais e na defesa dos seus direitos. Embora a jornada rumo à igualdade de género global continue, estas histórias servem como poderosas fontes de inspiração.”

Rudraneil Sengupta and Sreya Banerjee vencedores do prémio One World Media. Quadro de nomeados. @EIB


A história de Rudraneil Sengupta e Sreya Banerjee foi selecionada com dois outros nomeados: “Breaking taboos: Papuan women embrace collective care to end period poverty” de Narriswari e “Rise of the ‘mother boss’: how female miners are taking control in DRC” de Mélanie Gouby.


Os jurados do Women’s Solutions Reporting Award ficaram bastante sensibilizados com a qualidade geral das inscrições. Apreciaram a forma e estilos de contar histórias, que apelaram a diferentes públicos e a vasta gama de perspetivas e inclusão apresentadas, em particular por parte de jornalistas locais.





Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao Topo