Obras nunca antes vistas de George Owen Wynne Apperley, vão a leilão este mês
Um dos artistas anglo-espanhóis mais populares do século XX
Os leiloeiros Dreweatts fundados em 1759, são uma das principais casas de leilões do Reino Unido.
Dreweatts é membro do grupo Gurr Johns de empresas internacionais de consultoria de arte, o principal salão de vendas é Donnington Priory em Newbury, Berkshire, e tem um showroom em Londres no Pall Mall, St James’s.
A 21 de fevereiro de 2024, a Dreweatts leva a leilão 14 obras de um dos artistas anglo-espanhóis mais populares do início do século 20, George Owen Wynne Apperley (1884-1960).
A sua paixão por Espanha foi o foco principal de muitas das suas obras – captando a essência do povo espanhol durante o tempo em que lá viveu, bem como a paisagem e as cores à sua volta.
Reverenciado pelos espanhóis, é homenageado em Granada (onde vivia e morava) com uma estátua, inaugurada na Placeta de la Calle Gloria em 2011 e as suas obras estão em muitas coleções de museus ao redor do mundo, incluindo o Victoria & Albert Museum, em Londres. e o Museu de Málaga na Espanha.
O seu amor por Espanha era tão intenso, que abandonou a família e estabeleceu-se no bairro de Albaicín, em Granada, e logo fez amizade com muitos dos artistas e criativos da cidade.
Abriu um estúdio a partir do qual muitas de suas obras foram criadas, enviadas de volta a Londres e por toda a Europa e para exposições individuais em galerias de Londres, incluindo a Leicester Gallery em 1908 e 1910. Também expôs na Royal Scottish Academy, no Salão de Paris (1913) e na Bienal de Veneza em 1912 e 1914, onde foi um dos vários artistas que representaram a Grã-Bretanha.
Entre as obras a serem leiloadas está um impressionante óleo sobre tela intitulado “Moreno De Granada”, que captura um dos muitos personagens espanhóis tradicionais e extravagantes que cercavam Apperley.
Outra obra, datada de 1942, também em óleos ricos, é Magda que retrata uma mulher vibrante em traje tradicional espanhol.
Entre várias pinturas de paisagens que encapsulam a deslumbrante paisagem espanhola, o terreno e a arquitetura únicos, está um par de paisagens em aquarela, datadas de 1920 e intituladas Mirando Hacia Viznar (em inglês Olhando para Viznar), que retrata os tons de terra arenosa e seca das colinas na área ao redor da cidade. de Viznar, a poucos quilômetros da cidade de Granada.
A área que ele capta tão bem, já abrigou o palácio de verão de um arcebispo de Granada do século XVIII, Don José Manuel Moscoso y Peralta, (1723-1811) e foi onde o famoso poeta espanhol Federico García Lorca (1898-1936) foi assassinado.
Para contatos adicionais sobre as obras e o leilão: Sandie Maylor – e-mail sandie@maylorpr.com