
Os livros são mestres que falam mas não respondem, têm letras e imagens, têm estilos e temas variados, são contadores de histórias interpretadas por personagens encantadoras de diferentes universos, são amigos que têm sempre algo importante para nos ensinar.
E como adoramos estar atualizados sobre o mundo da literatura vamos saber o que as editoras têm para nos oferecer.
A editora Gradiva lança neste mês de Outubro o volume 2 da obra “As Guerras de Albert Einstein” (banda desenhada) de François de Closets, Corbeyran e Chabbert.


Einstein, um antimilitarista e um físico pacifista que no início da Segunda Guerra Mundial escreve uma carta ao presidente Roosevelt para o incitar a construir uma bomba nuclear e Fritz Haber, seu amigo, quimico nacionalista que produz gases asfixiantes, dois destinos que conduzem a uma história impressionante e arrebatadora, baseada em fatos, personagens e comportamentos privados e públicos reais.
Da Editorial Presença selecionámos o triller policial “A Rapariga Mais Sortuda do Mundo”, que retrata a vida de Ani FaNelli, uma mulher que tem uma vida perfeita: um noivo rico, uma guarda-roupa magnifico e uma carreira profissional invejável.

Tudo isto pode mudar porque um segredo do passado, que a persegue desde a adolescência, surge para a atormentar, o que poderá arruinar a sua falsa vida de sonho ou libertá-la para sempre desse pesadelo.
Esta obra de Jessica Knoll, um triller psicológico intenso e cheio de mistérios foi adaptado ao cinema pela Netflix com a atriz Mila Kunis no papel de Ani.
E para terminar não podemos esquecer o Prémio Nobel de Literatura 2022, Annie Ernaux, uma das vozes mais importantes da literatura francesa, autora em destaque na Porto Editora (Livros do Brasil).



Selecionámos 3 romances empolgantes “O Acontecimento“, que retrata uma experiência humana inesquecível e traumatizante que descreve a angústia e o sofrimento das mulheres, em França, no ano de 1963, época em que o aborto era ilegal, “Os Anos” que conta uma história de sessenta anos da vida de um país e de uma mulher, onde a autora através de uma recordação relata o que fica quando o tempo passa, e “Uma Paixão Simples“, a história de uma relação amorosa de dois anos, nada banal, que toma conta de tudo, onde existe a felicidade, a dor e a solidão e adaptada ao cinema em 2020 por Danielle Arbid e Laetitia Dosch, Sergei Polunin e Lou-Teymour no elenco.