
A rentrée editorial traz consigo histórias que desafiam, emocionam e inspiram. Dos romances arrebatadores às obras de não-ficção que nos fazem repensar o mundo, há novos títulos a chegar às livrarias que prometem marcar esta estação. Descobre os lançamentos mais esperados e deixa-te envolver por narrativas que ficam na memória.
Assírio & Alvim
A editora Assírio & Alvim, do Grupo Porto Editora, lança a 18 de setembro uma edição bilingue da obra poética de Rimbaud (exceto os versos em latim) “Poesia“. O autor é um poeta francês nascido em 1854 e uma figura central para o surrealismo.


A tradução e notas são de João Moita, que revisita e renega versões anteriores de 2018, 2022 e 2023, oferecendo uma nova leitura do poeta. Inclui prefácio de Fernando Pinto do Amaral, premiado tradutor de Baudelaire, centrado na ideia de inspiração em Rimbaud.
A obra é uma oportunidade de redescobrir o espírito rebelde e visionário de Rimbaud. Reflete a crítica à sociedade burguesa e a criação poética como alquimia. A nova tradução pretende revelar um Rimbaud mais autêntico e profundo.
Presença Editora

A Presença Editora apresenta “O Deus dos Nossos Pais”, de Aldo Cazzullo, a Bíblia como um romance épico, acessível e envolvente, que destaca os dilemas humanos e os temas universais da redenção e da condição humana.
O autor procura reaproximar os leitores modernos de um texto que muitos deixaram de ler, revelando a sua riqueza narrativa e espiritual.
Segundo Dacia Maraini, Aldo Cazzullo, possui “energia mental extraordinária” e um talento ousado para contar histórias.
Singular Editora
A Singular Editora lança o romance “Doentes de Amor”, de Deidra Duncan. A é médica ginecologista obstetra na vida real, vive na Flórida e dedica os raros momentos livres à escrita. Este é o seu romance de estreia.


Os protagonistas, são Grace Rose, jovem médica em início de internato, e Julian Santini, colega arrogante e encantador.
Grace tenta manter o foco após um boato humilhante, mas Julian transforma cada turno num duelo emocional. A tensão entre os dois evolui para algo mais profundo.
Porto Editora
Na Porto Editora a obra “Autobiografia não escrita de Martha Freud”, de Teolinda Gersão. A autora foi a vencedora da 43.ª edição do Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores (APE) e Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas (DGLAB.
O júri destacou o retrato psicológico da protagonista e a crítica ao poder patriarcal que a silenciou, elogiando também o talento narrativo da autora.


Teolinda Gersão dedicou o prémio à memória de Martha Freud e a todas as mulheres silenciadas ao longo da história.
O livro é um romance baseado em personagens reais, com enfoque documental e interpretativo, e evita a fantasia. A autora procura dar voz a Martha Freud, cuja figura foi historicamente ofuscada por Sigmund Freud.