Entrevista

Miss Portuguesa 2022: considerada a mulher mais bonita do nosso país

“Sinto que estou mais preparada para enfrentar qualquer desafio”

Chama-se Catarina Ferreira, foi recentemente coroada Miss Portuguesa 2022 e vai representar Portugal no Miss Mundo 2023. A jovem é natural de Arouca, tem 24 anos, mas aos sete anos foi viver para França com os pais. Lá frequentou cinco anos o Conservatório Nacional de Música, onde estudou canto e guitarra.

Mais tarde licenciou-se em Línguas e Comércio Internacional. Fez um ano de intercâmbio Erasmos na Suécia, onde aperfeiçoou o seu inglês e aprendeu um pouco de sueco.

Miss Supranational Portugal Elodie Lopes, 1ª Dama de Honor Carolina Serra, Miss Portuguesa 2022 Catarina Ferreira e
Renata Ribeiro 2ª Dana de Honor

Em 2019 decidiu voltar a Portugal para fazer o Mestrado em Marketing. Hoje trabalha a partir de Portugal para uma empresa da indústria automóvel francesa, como gestora de projetos.

A sua vontade de ajudar em causas sociais já vem de longe. A Miss Portuguesa 2022 confessa que sempre usou o cabelo comprido e só uma vez é que o cortou pelos ombros, por uma boa razão. O seu cabelo foi enviado para o Reino Unido, para se transformar numa peruca para uma menina que se encontrava a lutar contra o cancro.

Catarina Ferreira nos bastidores. Foto: Paula Alveno

Catarina, o que é que representa para si ter ganho este concurso, esta coroa?

É muito simbólico para mim. Quando me inscrevi nunca pensei chegar aqui, apesar de ser esse o objetivo desde o início, ou seja, é um sonho concretizado e um objetivo alcançado.

Era um sonho de menina?

Sim, tenho de dizer que sim. Vivia em França e via muito o Miss France, mas como sou portuguesa não podia participar, o meu sonho era voltar um dia a Portugal e poder participar.

Como é que foi o processo? Foi fácil ou deparou-se com muitos obstáculos?

Sim, há sempre obstáculos. Foram muito intensos estes dez dias. Aprendi muito. Cheguei aqui era uma mulher completamente diferente do que sou hoje. Foram dias em que aprendemos e crescemos muito e foi graças ao trabalho que eu fiz que estou aqui, que ganhei o título de Miss Portuguesa 2022.

O que é que mudou em si nos últimos 10 dias?

Cresci muito e sinto que estou mais preparada para enfrentar qualquer desafio.

E agora o que é que se segue?

Agora segue-se a preparação para o Miss World e claro, continuar nesta linda família (a Miss Portuguesa), e ajudar no que for necessário e honrar a minha coroa.

As participantes criaram uma ligação forte durante estes 10 dias ou notou alguma rivalidade?

Sinceramente, não notei rivalidade entre concorrentes. Saio daqui com amizades incríveis. Sempre fomos muito unidas. Ajudámo-nos umas às outras com os penteados, com as maquilhagens, o que vestir…. Foi uma aventura inexplicável.

Qual é que foi a parte da experiência que gostou mais?

Foi a parte do espetáculo em si, de ensaiar, estar no palco. Todos os preparativos foram muito intensos.

O que é que faz profissionalmente?

Tirei a licenciatura de Línguas e Comércio Internacional, fiz o mestrado em Marketing e hoje sou gestora de projetos na indústria automóvel francesa.

Portanto, vai voltar para França?

Não, agora não. Eu trabalho a partir de Portugal.

Os pais incentivaram-na a concorrer ou não viram com bons olhos esta exposição?

Eles apoiaram-me desde o início. Foram os primeiros a motivaram-me para participar. Espero que estejam orgulhosos de mim.

Eles estão em França?

Não, fizeram-me uma surpresa e vieram ver-me.

Tem namorado?

Sim.

E ele também está cá?

Sim.

O que é que ele lhe disse quando soube que ia concorrer?

Ele apoiou-me logo e incentivou-me a manter-me focada e a continuar esta aventura.

Miss Portuguesa. Foto: Paula Alveno

Quais são os seus sonhos?

Este era um e já foi alcançado. Agora um dos meus sonhos é, sem dúvida, representar Portugal da melhor forma possível. Vou preparar-me para isso. E quero fazer parte da organização Miss Portuguesa durante muito tempo. Sei que agora estou na família e orgulho-me por isso. Quero ajudar com a minha experiência

Agradecimentos: Peris Costumes, Grande Hotel de Luso, Four Points by Sheraton Sesimbra e Junta da Freguesia de Cascais e Estoril.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo