CulináriaMúsica

Iberanime evento da cultura pop japonesa em Portugal

O Iberamine 13 ª edição, reúne o maior número de convidados de sempre.

Nos dias  11 e 12 de maio, a FIL, em Lisboa, vai ser o palco da 13ª edição do grande evento de cultura pop japonesa em Portugal. O Iberamine reúne o maior número de convidados de sempre e conta com vários artistas internacionais que prometem tornar o fim de semana inesquecível.

Rica Matsumoto, a voz de Ash Ketchum, a personagem principal da série Pokémon e cantora da música de abertura e de diversas outras da série e filmes é uma das estrelas do concerto.

Diretamente do Japão vem Yuko Harada, uma estrela multifacetada, conhecida pelas diversas canções publicitárias japonesas e pela sua versão da música “Voltas”, de Fernando Daniel. A artista cativa audiências por onde passa com o seu tom melódico e versatilidade musical fantástica.

A cantora e compositora Yuzu, que toca “shamisen”, a guitarra tradicional japonesa que combina a modernidade com a tradição, vai igualmente atuar no Iberanime com o seu shamisen e ritmos cativantes.

Shao Dow, rapper premiado, autor de manga e, por vezes, ninja, volta a Portugal, depois da sua passagem pelo Iberanime do Porto, para combinar as suas letras vibrantes em inglês e japonês com o ritmo acesso das suas batidas.

Além dos artistas internacionais, também os dobradores de Dragon Ball sobem ao palco, para um regresso desejado que agora se concretiza.

Henrique Feist, João Loy, Ricardo Spínola e Cristina Cavalinhos, os brilhantes artistas por detrás das vozes simbólicas de Dragon Ball, reunem-se para partilhar os seus conhecimentos e revelar segredos dos bastidores. E o moderador? Ninguém menos do que o tremendo Quimbé.

Todos estes fantásticos artistas tiveram um papel importante na magia de Dragon Ball em Portugal e deram vida trazendo vida aos heróis favoritos. Está na altura de os voltar a ver nesta reunião distinta que ninguém vai querer perder e que será antecedida por uma homenagem ao seu criador Akira Toriyama, falecido no passado mês de março.

A única competição internacional de Cosplay World Masters com final em Portugal vai ter lugar no Iberanime, a 11 de maio e conta com a presença de concorrentes da Estónia, Eslováquia, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Espanha, Dinamarca, Brasil, Polónia, Bulgária, Estados Unidos, Itália e Portugal.

A competição Extreme Cosplay Gathering, tem a final internacional na Japan Expo, em Paris. No dia 12 de maio, revela-se no Iberanime de Lisboa, o representante português da final em França.

Os Cosplay têm mais duas competições, Cosplay de Grupo e Iberanime Kids Contest, duas competições informais, que reúnem sempre um talento a considerar.

O Iberanime conta ainda com os workshops da cosplayer sueca Yumidun, que conquistou o primeiro lugar no World Cosplay Summit 2022 Video Division, e da dupla portuguesa Nymesia e Sinergie, detentores de dois títulos internacionais no ano de 2023.

Os artistas Edo Haruma (ilustrador de One Piece e autor do cartaz oficial do Iberanime), Marikyuun (vTuber com mais de 900 mil seguidores), Luís Figueiredo (um dos mais talentosos artistas portugueses) e Joana Rosa (autora dos mangás The Mighty Gang – cujo 2.º volume vai apresentar em palco – e Dreamland Protectors), partilham a sua experiência com o público nos diversos workshops do fim de semana.

O filme NAZE IKIRU (Porque Vivemos) a exibir no Iberanime tem apresentação especial e comentada por Mauro M. Nakamura, professor de filosofia budista e presidente da Itiman Portugal.

Nelson Esteves, fundador da editora de anime TANUKO, vai abordar o seu percurso no mercado, a realidade de Portugal e de França no mundo do anime, como fundou a sua editora TANUKO.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo