Hortas Urbanas são áreas destinadas ao cultivo de alimentos de qualidade como frutos, verduras e legumes de uma forma individual, sustentável, a baixo custo e uma garantia de se poder produzir os próprios alimentos. Podem ser comunitárias quando são em espaços coletivos e contribuem para a melhoria das condições de vida dos cidadãos e promovem o convívio social ou domésticas quando feitas dentro de casa, em vasos ou no quintal.
Em muitos países têm sido vocacionadas para a educação ambiente e cultural para preservar os valores, os costumes e as tradições alimentares locais.
Diversas entidades aderiram a este projeto como o Centro Comercial Espaço Guimarães que celebra um ano de adesão ao projeto, período durante o qual foram colhidos 125kg de alimentos, cultivados por jovens portadores de deficiências e doados a instituições de índole social da região de Guimarães.
Não só as entidades abraçam os projetos de hortas urbanas. Também os particulares, como Carmo Wood, que lançou uma gama de produtos para casa que permitem espaços de cultivo flexíveis e duradouros.
Os modelos das peças são três no total, de diferentes estilos e dimensões.
A Horta Socalcos que tem três módulos para criarem níveis distintos e cultivos diferentes, a Mesa Cultivo com as mesmas caracteristicas da anterior, mas feita na horizontal e ao mesmo nível e a Horta Vertical com três cultivos na vertical e um espaldar para suportar o crescimento do cultivo em altura.