CuriosidadesEventos

Conferência das Cidades Criativas da UNESCO

Abre as portas às ideias de futuro das novas gerações

A XVI Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da UNESCO acontece em Braga entre os dias 1 e 5 de julho deste ano.

A reunião, calcula atrair cerca de 600 delegados de todo o mundo e tem como propósito a criação de um espaço transnacional de discussão, em direção à troca de experiências em torno das ideias, boas práticas e políticas públicas na área da cultura.

Celebra-se no período da comemoração dos 20 anos da criação da rede. A Conferência pretende atingir um balanço do trabalho desenvolvido, criar novas ideias de colaboração entre cidades criativas de diferentes países e aponta soluções para um futuro habitado por cidades mais resilientes, inclusivas e sustentáveis.

A XVI Conferência de Cidades Criativas da UNESCO tem um interesse especial no apoio que as novas gerações podem dar à construção de novas ideias e projetos.

Um foco que se traduz no convite a jovens para a participação em momentos de discussão e trabalho de campo e abrir caminho para o encontro de políticas de transição em áreas críticas como a inclusão social ou o ambiente.

O Fórum Braga é o ponto central onde decorrem os trabalhos das diferentes delegações, assim como os painéis principais de apresentação e discussão.

A XVI Conferência de Cidades Criativas organiza, ainda, um encontro especialmente vocacionado para Presidentes de Câmara, assim como um ampliado programa de atividades culturais aberto à população.

Este programa, com entrada livre vai ser realizado em diversos espaços do centro de Braga, inclui propostas nas diversas áreas criativas abrangidas pela rede: Artesanato e Artes Folclóricas, Cinema, Design, Gastronomia, Literatura, Música e Media Arts

A par de Braga (Cidade Criativa em Media Arts), a XVI Conferência de Cidades Criativas abrange ainda ações desenvolvidas em parcerias com as cidades de Amarante (Cidade Criativa em Música), Barcelos (Cidade Criativa em Artesanato e Artes Folclóricas) e Santa Maria da Feira (Cidade Criativa em Gastronomia).

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo