CulturaCuriosidades

Alegro Setúbal e a parceria com a APPDA

Familiaridade e a comunidade local.

Um mês após o lançamento da “Hora Silenciosa” que decorre das 10h às 11h, no último domingo de cada mês, para criar um ambiente mais tranquilo para receber pessoas com Perturbações do Espectro do Autismo (PEA), o Alegro Setúbal disponibiliza gratuitamente Abafadores de Ruido e lugares de estacionamento prioritários para receber de forma inclusiva e permanente pessoas com neuro divergências.

O Alegro Setúbal, em parceria com a Associação Portuguesa para as perturbações do desenvolvimento e Autismo (APPDA) de Setúbal, cede Abafadores de Ruido de forma gratuita, para adultos e crianças, solicitados no Balcão de Apoio ao cliente, no Piso 1, bem como 2 lugares de estacionamento prioritários no P2, para proporcionar uma visita mais confortável e tranquila de forma contínua para quem vive com neuro divergências.

Alegro Estacionamento PEA Artista Chinelo. Foto DR

O Territory Diretor do Alegro Setúbal, Miguel Lopes, referiu: “Esta ação resulta da nossa escuta ativa ao território, permitindo proporcionar um ambiente mais acolhedor para as pessoas com PEA ou neuro divergências e as respetivas famílias, que também são diretamente afetadas por essas limitações. Acreditamos que ao eliminar barreiras, estamos a trabalhar juntos para criar ambientes mais inclusivos e a promover uma sociedade onde todos têm a oportunidade de participar plenamente, independentemente das suas características individuais”.

Conforme a política de proximidade do Alegro Setúbal à comunidade local, o centro desafiou o artista urbano “Chinelo”, sob a curadoria de Bruno Pereira, a manifestar a sua ação nos lugares prioritários de estacionamento para pessoas com PEA e corroborar a estreita ligação que tem com a arte e cultura locais.

A obra inspirada no conceito de “Sonhos Lúcidos” apela a um acolhimento consciente de toda a população e representa para o artista “a profundidade de sentir o outro, estimular a diferença de pensamento e a aceitação. Abrir os braços à diferença e dela fazer o todo.”

Chinelo é um artista local de Setúbal, que já passou por diversos países da Europa e pôs em prática a sua arte nas ruas.

Bruno Pereira, o curador do projeto menciona: “a arte tem um intenso impacto em todos os seres humanos, sem ela não sonhávamos, discutíamos ou manifestávamos. Através dela mutamos o olhar e o sentir, a mente eleva-se”.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo